Sobre Nós

Somos uma equipe apaixonada por história, cultura e experiências na brasilidade!

Temos uma intensa experiência internacional em turismo cultural imersivo, reconhecida por viajantes, ativistas, educadores e organizações globais. Como curadores de eventos culturais e palestrantes especializados, desenvolvemos experiências transformadoras para públicos diversos.

Somos uma equipe plural, composta de profissionais do turismo; da administração; da educação; de eventos e guias de turismo (credenciados pelo Ministério do Turismo) comprometida com o turismo, história e a diversidade cultural brasileira.

Inspirados na filosofia africana do pássaro Sankofa, acreditamos na importância de buscar o passado, o presente e o futuro através do turismo.

Realizamos esse movimento através do turismo cultural e do afroturismo, criando experiências que valorizam a memória, as identidades e os protagonismos de personagens da história muitas vezes apagados.

Através do turismo de experiência conectamos viajantes e visitantes a comunidades negras, indígenas e afro empreendedores que fazem parte da economia criativa da cultura e do turismo.

Nossas Expertises

  • Experiência consolidada com público internacional em experiências culturais imersivas.
  • Trabalho com ativistas nacionais e internacionais em turismo de resistência.
  • Especialização em turismo pedagógico para educadores e instituições de ensino.
  • Curadoria de eventos culturais de grande porte.
  • Atuação em palestras na diversidade e no turismo cultural.
  • Consultoria para empresas em ESG e responsabilidade social.

 

Nossa formação na Educação; na História e Receptivo local por anos, nos permite atuação na concepção, curadoria e conexão entre visitantes e comunidades locais, prezando a excelência no atendimento e no compromisso com narrativas inclusivas na diversidade étnico-cultural brasileira.

Nossos Pilares

Somos guiados por seis pilares, representados pelas iniciais da nossa marca:

EExperiências: vivências imersivas, culturais, gastronômicas e sensoriais que despertam sentidos e reflexões.

TTradições: valorização das tradições afro-brasileiras, indígenas, quilombolas, sambistas e da oralidade ancestral.

NNarrativas: promoção de narrativas antirracistas, afrocentradas e dos territórios invisibilizados pela história oficial.

I Identidade: reconhecimento das múltiplas identidades negras, indígenas, diaspóricas e brasileiras.

AAncestralidade: conexão com os legados africanos e indígenas que sustentam a memória viva dos nossos povos.

SSustentabilidade: sustentabilidade ambiental e social, através de ações em prol do meio ambiente; na geração de trabalho e renda para grupos socialmente marginalizados e na promoção do sustento de gerações futuras em quilombos, favelas, aldeias e similares.

Nossas ações no turismo tem como objetivo um turismo mais responsável, reeducativo e de impacto social para as gerações do presente e do futuro.

Nossa Missão

Conectar pessoas a um Brasil plural por meio de uma visão profunda e sensível sobre a cultura brasileira. Promover experiências que unem experiências, aprendizados e impacto social. Fortalecer identidades e a diversidade cultural evidenciando as heranças africanas, indígenas e brasileiras através do Afroturismo e experiências únicas para viajantes.

Nossos Valores

  1. Ética e Integridade em cada passo.
  2. Excelência com escuta e acolhimento
  3. Foco em experiências significativas para o cliente
  4. Diversidade e inclusão como prática diária
  5. Respeito às religiosidades e ao patrimônio cultural
  6. Compromisso com a sustentabilidade e o impacto positivo
  7. Promoção ativa da diversidade cultural brasileira

Motivos que fazem viajantes optarem pela Etnias:

Turismo com propósito

A Etnias oferece roteiros que valorizam a diversidade cultural brasileira com foco na ancestralidade, na memória e na justiça histórica. Cada passeio tem um porquê, um território de luta, de afeto e de resistência.

Narrativas afrocentradas e decoloniais

Guias e educadores especializados conduzem os viajantes por histórias que rompem com o olhar colonial, trazendo à tona as contribuições e vivências de povos africanos, indígenas e das comunidades tradicionais.

Representatividade importa

A Etnias se compromete com a inclusão real: forma e emprega profissionais negros e negras do turismo, valoriza os saberes das comunidades e estimula o consumo consciente em territórios periféricos, quilombolas e urbanos.

Curadoria afetiva e personalizada

Os roteiros são criados com escuta ativa e sensibilidade. Há opções para professores, estudantes, famílias negras, viajantes solitários, empresas com foco em diversidade, turistas de luxo, amantes da gastronomia e da espiritualidade afro-brasileira.

Conhecimento vivo e acessível

As experiências da Etnias unem educação, lazer e ancestralidade, e por isso encantam tanto quem está em formação (como estudantes e pesquisadores), quanto quem está em reconexão.

Compromisso com a sustentabilidade e o futuro

A Etnias acredita no conceito de Sankofa – olhar para o passado para construir um futuro melhor. Isso se reflete no respeito aos territórios visitados, nas parcerias locais, no fortalecimento da identidade cultural e com o meio ambiente.

Quem lidera na Etnias?

Emily Borges

Nascida e criada em Vila Isabel, bairro tradicional da boêmia e do samba no Rio de Janeiro, cresceu em meio a cultura negra efervescente carioca, frequentando Clubes Sociais negros como o Renascença, Vera Cruz, e outros por conta da profissão de músico de pai – Seu Beto, que atuou na disseminação dos Bailes Black Soul nos anos 70 e 80. Nos anos 90, frequentou as rodas de samba promovidas por seu pai em Madureira e arredores, onde se apaixonou pelo gênero. Hoje é sócia fundadora da Agência Etnias Turismo e Cultura com sede na cidade do Rio de Janeiro promovendo protagonismo negro, inclusão de gênero e raça nos roteiros culturais na cidade do Rio de Janeiro. Graduada em Letras (UERJ) e Turismo (UFRRJ); Especialista em Educação (CEFET-RJ) com 15 anos de experiência na educação profissional; MBA em Marketing (USP) e MBA em Turismo/Serviços Turísticos (UFF). Produtora de eventos; Gestora de Negócios; Marketing e Vendas; Roteiros Turísticos; Professora de Turismo no Senac-RJ; e Guia de Turismo credenciada pelo Ministério do Turismo com Menção Honrosa por sua atuação no Turismo pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Atuação nos últimos 20 anos no Turismo Receptivo com experiência em diversas empresas do setor no Rio de Janeiro.

Bruna Cordeiro

Filha de Luiz Salviano – funcionário público- , e Maria Cordeiro – cozinheira e baiana de escola de samba-, seus pais são migrantes nordestinos e se conheceram no Rio de Janeiro. Nascida no Morro do Catumbi, passou a partir da primeira infância a viver na Floresta da Tijuca, acompanhando de perto o trabalho de resguardo patrimonial do seu pai junto ao Museu do Açude, que dialoga com a natureza, com a cidade e com a arte brasileira. Logo, o Museu foi tema de sua pesquisa e TCC na graduação em História. Apaixonada por samba, foi dançarina passista da Escola de Samba G.R.E.S São Clemente. É sócia da Etnias Turismo e Cultura especializada em Turismo Cultural, Afroturismo e Experiências na cidade do Rio de Janeiro desde o ano de 2020. Atua na Gestão de Pessoas e Operacional; é responsável pelo desenvolvimento de equipe e capacitações em prol do capital intelectual dos colaboradores da Etnias. É graduada em História com atuação educacional na História e no Turismo Cultural. É palestrante nas temáticas Étnico-Raciais para Empresas em busca de propostas de Diversidade e Inclusão; e também Guia de Turismo credenciada pelo Ministério do Turismo. Ganhou Moção na Câmara Municipal do Rio de Janeiro pela relevante contribuição para análise e elaboração de políticas públicas qualificadas para combater o racismo em nossa sociedade, realizada no âmbito da Comissão Especial de Combate ao Racismo (CECOR). Participou da pesquisa histórica sobre o Museu do Samba para o Projeto Rolé Carioca; Professora de Turismo Cultural na Escola Carioca de Turismo Senac-RJ.

Eduardo Vieira

Filho de nordestinos, sendo seu pai descendente de indígenas e sua mãe criada às margens do Rio São Francisco. Nascido no Rio de Janeiro, cresceu na favela da Maré – uma das maiores comunidades da cidade, ingressando no turismo em 2004, atuando no atendimento ao público ao longo de 14 anos no Parque Bondinho. Em 2018, juntamente com Emily Borges, fundou a Etnias Turismo e Cultura, operadora especializada em Turismo Cultural, Afroturismo e experiências na cidade do Rio de Janeiro. É formado na área administrativa, atuando na Gestão Financeira nas variadas demandas diárias. Busca na construção dos pacotes customização e integração de experiências com melhor custo-benefício a partir das necessidades dos clientes.